top of page

Três conselhos para melhorar a gestão em 2018



Um salto significativo na gestão continua sendo fator decisivo para que a companhia sobreviva e cresça nesse cenário ainda incerto e preocupante de 2018.

O “adeus ano velho, feliz ano novo” já está aí. E para que 2018 seja realmente um período mais promissor, é preciso não esquecer e continuar praticando a principal mensagem que esta coluna insistiu durante todo 2017: melhorar a gestão.

Tornar cotidianamente melhor a forma como as companhias são gerenciadas, independentemente dos contextos econômicos, deve ser algo contínuo. No cenário que se mostra para 2018, isso será praticamente uma obrigação.

As previsões de um 2017 com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) fraco, em torno de 0,7%, e um 2018 com PIB por volta dos 2% mostram que o emprego e a demanda demorarão para retomar patamares de anos atrás. Isso atuando sobre empresas exauridas após a maior recessão dos últimos tempos.

Por tudo isso, não tem como fugir: um salto significativo na gestão continua sendo fator decisivo para que a companhia sobreviva e cresça nesse cenário ainda incerto e preocupante de 2018 e também de 2019.

Para tanto, fechamos esta última coluna do ano com três conselhos fundamentais sobre direções a seguir, para continuar evoluindo a gestão em 2018. São conceitos que se bem utilizados, certamente farão sua empresa estar melhor preparada para enfrentar os tempos ainda difíceis.

Reinvente o valor entregue aos clientes Com a crise, muitas empresas cortaram na carne, debilitando suas capacidades de desenvolvimento de novos produtos. Isso é matar o futuro. Com a tímida retomada, não fique preso em fazer mais do mesmo. Uma prioridade é reestruturar a capacidade de inovar em todos os sentidos: modelos de negócio, produtos, processos, organização etc.

Muito se tem falado das inúmeras oportunidades da transformação digital, indústria 4.0 etc. Isso vai exigir mudanças profundas na forma como o trabalho é estruturado, nas capacidades das pessoas e na cultura. Sair na frente fará com que sua velocidade de retomada seja muitas vezes superior à dos competidores.

Redesenhe todos os processos Uma boa entrega de valor só é possível através de processos excelentes. Em função dos tempos difíceis, todos tiveram de reduzir pessoas, estruturas e recursos. Numa retomada, em geral, a tendência é relaxar a guarda e aumentar o volume de forma desordenada, aumentando os desperdícios. Isso traz um quadro conhecido: aumento das atividades sem melhoria de resultado.


Não caia nessa armadilha. Reveja todos os processos da empresa, redesenhando fluxos de valor que entreguem produtos e serviços de forma altamente produtiva, flexível e rápida aos seus clientes.

Faça com que as pessoas utilizem plenamente seu potencial O maior dano para uma organização, gerado por longos períodos de contração, é a deterioração do entusiasmo de seus colaboradores. Em muitos casos, pessoas foram demitidas, e os que permaneceram ficaram com medo, tiveram suas perspectivas de progresso limitadas e estão desmotivados.

Esse é o quadro mais difícil de mudar, e ele é decisivo, pois sem ele os conselhos anteriores não acontecem. A inovação, a melhoria do valor entregue e os processos melhorados só são possíveis com a ampla participação de todos na empresa. Para isso, é necessário criar um ambiente no qual todos participem, quebrando silos organizacionais e maximizando o foco no cliente. Isso faz com que a velocidade de melhoria seja enorme. Ao mesmo tempo, gera um enorme fator de engajamento e motivação.

Dois elementos são chave para que isso ocorra. Um é a forma como os problemas são expostos sem medo, como são discutidos e solucionados, com método científico na base, por aqueles responsáveis pelas atividades que agregam (ou não) valor ao cliente. O outro se refere à liderança: como ela estabelece prioridades, comunica e alinha objetivos desafiadores e como apoia e desenvolve as pessoas.

Um feliz ano novo a todos. Espero que esses três conselhos o ajudem no planejamento das suas primeiras ações de janeiro, relacionadas a valor, processos e pessoas.


Fonte: http://epocanegocios.globo.com/colunas/Enxuga-Ai/noticia/2017/12/tres-conselhos-para-melhorar-gestao-em-2018.html

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page