Reajuste de planos de saúde coletivos chega a 19% em 2018
- Paulo Cata
- 2 de nov. de 2018
- 1 min de leitura

Usuários questionam falta de transparência para os aumentos, que são definidos por operadoras sem a participação da ANS
Quando decidiu contratar um plano de saúde para o filho, o militar da Marinha aposentado Jorge Gonçalves de Lima, de 65 anos, não teve dúvidas e escolheu um plano de saúde coletivo, mais barato do que as ofertas para um plano individual. Oito anos depois, no entanto, Jorge se arrepende. Ele considera “injusto” os reajustes anuais na mensalidade do plano e se sente enganado por não entender como funciona o cálculo das novas taxas.
— Eu e um monte de gente corremos para o plano coletivo por adesão porque se subentende que vamos receber atendimento um pouco inferior e, portanto, vamos pagar menos. Mas os reajustes são menores para os planos individuais, então acaba beneficiando quem aceita pagar mais e sacrificando quem quer pagar menos.
O reajuste dos planos de saúde se tornou nos últimos dois anos a principal reclamação recebida pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), deixando para trás as queixas por não cobertura de atendimento, campeã histórica no quesito “dor de cabeça” ao consumidor.
Fonte: https://noticias.r7.com/economia/reajuste-de-planos-de-saude-coletivos-chega-a-19-em-2018-28062018
Comments